Sábado, 19 de Janeiro de 2019

Notícias

Secretaria de Saúde de Ibiara apresenta programa do Prontuário Eletrônico do Cidadão

A prefeitura municipal de Ibiara, através da Secretária de Saúde, promoveu, no início desta quarta-feira (25), uma reunião de apresentação do PEC – Prontuário Eletrônico do cidadão. A reunião foi realizada no auditório da Prefeitura Municipal e teve a participação efetiva de várias pessoas. A reunião foi conduzida pelo Assessor Técnico do Sistema de Saúde, Johny Venícios.

Durante a reunião a empresa contratada para implantação, manutenção e gerenciamento, além do treinamento de todos os funcionários que utilizaram o sistema, apresentou todas as funcionalidades, os aspectos fundamentais em que o atendimento será aprimorado pela equipe da atenção básica do município.

Na ocasião, a equipe da secretaria, juntamente com a empresa, fez o cronograma de treinamento e definiram últimos detalhes para concluir o processo de informação de todas as UBS do município de Ibiara.

A implantação do PEC é obrigatória até o final de Dezembro de 2018. Em Ibiara prefeito Nenivaldo Barros saiu na frente com a implantação do PEC já no mês de abril, com aquisição de equipamentos e contratação da empresa terceirizada com recursos próprios, onde com um trabalho em conjunto conseguirá o repasse de recursos para administração do sistema e despesas decorrentes da utilização do mesmo.

De forma direta, o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde. O PEC é uma solução gratuita, desenvolvida e disponibilizada pelo Ministério da Saúde.

A informatização desses processos nas UBS pode trazer benefícios importantes como: acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas; melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos, além de aprimorar e automatizar o processo de envio de informações da AB para o Ministério da Saúde, impactando na qualificação dos sistemas de informações. Ou seja, a implantação do prontuário eletrônico traz benefícios, ao mesmo tempo, para gestores, profissionais de saúde e cidadãos.
« Voltar
SIC PRESENCIAL

Rua Possidônio José da Costa, nº 58, Centro, Diamante / PB - CEP: 58.994-000

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta-feira das 8:00hs às 12:00hs e 14:00hs às 17:00hs